A ALTA e a Universidade Tecnológica do Panamá assinaram Convênio de Cooperação

Panamá, 11 de julho de 2019 – A Associação Latino Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA) e a Universidade Tecnológica do Panamá (UTP) assinaram no dia 10 de julho, na Cidade do Panamá, um Convênio de Cooperação Acadêmica, Científica e Cultural para impulsionar programas de interesse comum para o desenvolvimento sustentável de professionais do setor aéreo no Panamá.

De acordo com o Reitor da UTP, Eng. Héctor M. Montemayor Á., esta relação que sela a Universidade com a ALTA é muito importante porque permite que a Escola de Aviação siga fortalecendo seu papel formador de capital humano de primeiro nível na área de aviação, não só para o Panamá senão também para a região, tomando em conta que o país se tornou num Hub Logístico mundial, especialmente na área de aviação.

“O convênio representa uma oportunidade para a UTP, já que permite promover bolsas de estudo com enfoque de gênero, já que promoverá a preparação de mulheres que desejam estudar na Faculdade de Engenharia Mecânica da UTP, profissões relacionadas ao mundo da aviação. São eles: Técnico em Despacho de Voo e Técnico em Motores e Fuselagens, o Diploma em Administração Aeronáutica e o Diploma em Administração Opção ao Voo “, afirmou o Reitor.

O Eng. Montemayor acrescentou que, devido à excelente relação da ALTA com a indústria aeronáutica global, será possível conhecer em primeira mão o que o mercado precisa, atualizar os currículos e criar estratégias conjuntas para atrair estudantes de toda a América Central.

Luis Felipe de Oliveira, Diretor Executivo e CEO da ALTA, comenta que “a aviação é um mercado altamente especializado e muito interessante para carreiras tecnológicas. Este acordo de cooperação representa a união de esforços entre a indústria e a academia para o desenvolvimento de programas e iniciativas que contribuirão positivamente para a formação de profissionais integrais e altamente qualificados para o setor aeronáutico, o que nos permitirá estar preparados para duplicar com segurança e eficiência no tráfego aéreo na região nos próximos 10 anos”.

Este acordo contempla o intercâmbio de informação e transferência tecnológica, desenvolvimento de programas e projetos conjuntos, desenvolvimento de seminários e palestras, entre outras iniciativas de apoio ao estudante e desenvolvimento do setor aeronáutico no Panamá.

” A Escola de Aviação nasceu há 16 anos, Nos quais 639 profissionais se formaram com duplo título, da Universidade Tecnológica do Panamá e do Instituto de Tecnologia da Flórida (FIT)”, disse o reitor. A Universidade Tecnológica do Panamá é, segundo o Ranking QS, a melhor do país, tem 37 anos de experiência e reconhecimento como instituição pautada pelo compromisso social, excelência, relevância, equidade e transparência no Panamá.

“O Panamá é o sétimo maior mercado de aviação da América Latina e do Caribe – medido em ASKs – com uma capacidade de 20,3 milhões de assentos em 2018, que representam 4,9% do total da região. O tráfego de passageiros vem crescendo a uma média anual de 4,5% e o número de passageiros em trânsito vem crescendo a uma média anual de 22,5%. São cifras realmente importantes para a aviação na América Latina e no Caribe e as perspectivas são ainda muito positivas, especialmente com a inauguração da T2 que aumentará 50% a capacidade do Aeroporto Internacional de Tocumen para atender a 25 milhões de passageiros. O Panamá é um centro de aviação importante e como associação com a casa matriz neste país queremos contribuir ao desenvolvimento de profissionais altamente capacitados que possam atender a crescente demanda de passageiros no país”, concluiu de Oliveira.

Sobre a ALTA
ALTA é uma associação privada sem fins lucrativos ao serviço da indústria aérea cujo objetivo é desenvolver uma aviação mais segura, eficiente e sustentável na América Latina e no Caribe. A ALTA coordena esforços colaborativos ao longo de toda a cadeia de valor maximizando o impacto que tem a aviação no crescimento econômico e social da região para o benefício da indústria, das nações e da população servidas pelo transporte aéreo.

LINHAS AÉREAS MEMBRO | MEMBROS ASSOCIADOS | MEMBROS AFILIADOS
Siga as notícias da ALTA no Twitter @ALTA_aero e no LinkedIn